Os exercícios de musculação podem ser divididos em compostos e em isolados. Aqui não há melhores nem piores. Acreditamos que há vantagens e desvantagens entre um e o outro. Deves ler e tirar conclusões por ti próprio:

Exercícios compostos:

Os exercícios compostos são aqueles que recrutam em simultâneo vários músculos durante um determinado movimento. Ao fazer estes exercícios vais sentir mais pressão, mais stress e vais ter que impor mais força nas várias zonas do teu corpo. Por isso é que são indicado para ganhos de massa muscular e para a construção sólida de músculos.

Exemplos de alguns exercícios compostos:
– Agachamento
– Elevações
– Supino
– Remada curvada com barra livre
– Press militar

Vantagens dos exercícios compostos:
O aumento de testosterona está associado a estes exercícios. Sem querer entrar em grande detalhe, a testosterona é uma hormona associada ao crescimento muscular.
Outra das vantagens deste tipo de exercício é a queima de gordura, pois irás ter que fazer grandes esforços e “mexer-te” muito mais.
Para finalizar, a construção em geral da musculatura do corpo é a principal vantagem, como já explicado acima.

Desvantagens dos exercícios compostos:
A fadiga. Vejamos: quando treinas unicamente exercícios compostos várias vezes por semana, queimas muito rapidamente os músculos, pois estes para crescerem necessitam de descanso adequado. Se treinas supino três a quatro vezes por semana, irás queimar o peito, os ombros e os tríceps muito rapidamente, pois é um exercício composto que recruta esses 3 músculos.


Exercícios isolados

Os isolados são o oposto dos compostos. Este tipo de exercícios recrutam apenas um músculo de cada vez. Estes exercícios são normalmente utilizados por praticantes mais avançados na musculação e requerem alguma técnica para que o músculo trabalhado seja atingido. São indicados para correcções de simetria.

Alguns exemplos de exercícios isolados:
– Bícep curl
– Leg curl
– Calf raise

Vantagens exercícios isolados:
Com este tipo de exercícios conseguimos atingir determinado músculo com mais precisão, sendo ideal para corrigir alguma parte do corpo que requer mais desenvolvimento.

Desvantagens dos exercícios isolados
Para quem procura um bom ganho de massa deve evitar os exercícios isolados. Quem utiliza este tipo de exercício deve ter em mente que a sua progressão irá ser mais lenta do que com os exercícios compostos, pois os pesos que utiliza nos isolados são bem menores que os compostos.


Conclusão:
Não há melhores nem piores. Os dois exercícios combinados dão excelentes resultados e cada um tem o seu objectivo e o seu tempo.

One Reply to “exercícios compostos e isolados”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *