Oiço esta pergunta com alguma frequência e por mais que tente explicar, quase ninguém percebe o porquê.
Sim, como claras de ovo com… claras de ovo. Todos os dias. Do pequeno-almoço à ceia. Mas vamos por partes.

Porquê as claras de ovo?
São várias as razões que levam-me a comer claras de ovo (literalmente) aos pacotes. Primeiro, são fáceis de fazer (já lá vamos), são ricas em proteína e pobres em calorias. São versáteis, dá para ao pequeno-almoço, almoço, lanche, jantar… Posso comer claras simples ou adicionar outros ingredientes. Agora quanto ao fitness, as claras têm imensa  proteína o que é essencial para o crescimento muscular e redução de gordura.

Claras Vs Gemas
A gema do ovo é uma excelente fonte de omega-3 e tem vitaminas A, D e E. Contudo, deixo-a de lado, e como apenas uma dia sim, dia não. O seu teor de gordura pode elevar os níveis de colesterol e em consequência a percentagem de gordura.

Cruas ou cozidas?
Os ovos têm de ser SEMPRE cozidos. Nada de fritos e nada de “Rocky Balboa style” a beber ovos crus antes da corrida matinal. O ovo cru pode ter salmonelas e levar a gastroenterites, diarreias ou náuseas.

Como faço as claras
170gr de claras de ovo no microondas durante 3 minutos e estão prontas. Sempre tapadas para não “estoirarem”.

E quando as como?
Sendo uma proteína de absorção lenta, é ideal para comer antes de ir dormir e “não passar fome” durante a noite. No meu caso, é todos os dias e quando calha: pequeno-almoço, lanche, ceia…

Onde comprar claras de ovo?
Bom, eu compro pacotes da marca Dovo, no supermercado Super Cor. Custam 1,99€ cada embalagem de 1 litro. Estas claras são seguras para beber cruas pois são pastorizadas, mas mesmo assim não arrisco.

Quantidades de proteína
Um ovo inteiro cozido tem cerca de 6 gramas de proteína com 70 calorias. A clara de cada ovo tem cerca de 3gr com 15 calorias.
Claro que depende dos teus objectivos mas 6 claras antes de ir dormir chega perfeitamente, ou seja, 18gr de proteína de absorção lenta 😉

Espero que tenhas compreendido o porquê e a importância das claras de ovo no mundo fitness e no processo de emagrecimento/construção muscular.

Bons treinos e boas dietas 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *