Depois das bolachas mais saudáveis, hoje levanto uma dúvida que se arrasta à algum tempo: qual o melhor pão para emagrecer? Aparentemente a resposta é fácil. Basta ir ao supermercado, ver os rótulos das embalagens, descobrir o número de calorias e o valor nutricional em cada tipo de pão.

Devo retirar o pão da alimentação?

Sabemos que numa dieta restritiva, o pão é um dos primeiros alimentos a ficar de fora da alimentação. Sobretudo se for pão branco, com esse já nem conto. Também sabemos que é difícil resistir a uma torradinha pela manhã e por isso o melhor é procurar o pão com menos calorias, logo o melhor pão para emagrecer.
O pão é um alimento nutricional e quando bem escolhido é uma excelente fonte de energia. Não deves retirar o pão da alimentação. Deves sim, reduzir o seu consumo e consumi-lo de manhã ou antes do treino.

O que está errado com pão?

A grande maioria dos pães são feitos com farinha, água e sal. E é precisamente na farinha e no sal que está o mal. Mas há alternativas saudáveis, como o pão feito com farinha integral, com sementes de linhaça e aveia. É este tipo de pão que vai emagrecer.
Quando se começa uma dieta restritiva, um dos primeiros alimentos a serem riscados é o pão, sem qualquer necessidade. Podemos, e devemos, incluir o pão na alimentação desde que tenha menos calorias e seja menos prejudicial que o pão branco.

O que devo procurar no pão?

O pão saudável é aquele que fornece hidratos de carbono de absorção lenta, fibras e vitaminas com o mínimo de calorias possíveis.
Quando o pão é nutritivo o teu organismo vai absorver os nutrientes, logo vai emagrecer face ao pão menos nutritivo.

O melhor pão para emagrecer

Chegámos à lista do tipo de pães que ajudam a emagrecer. Esta lista é constituída por tipos e marcas de pão que ajudam a emagrecer pelo valor nutricional e pelos ingredientes que os constituem.

1) Pão Alemão
Costumo comprar o Pão Alemão nos supermercados Aldi. O único problema é que as fatias partem-se com muita facilidade :).
Este tipo de pão é produzido com farinha integral de centeio e trigo, aveia e sementes de linhaça. Toma cuidado pois algumas versões podem conter xarope de glucose, que é como quem diz, açúcar. 100 gramas do Pão Alemão tem cerca de 190 calorias.

2) Pão Shape
Sou grande fã deste tipo de pão pelo alto teor de proteína e fibra. Tem como principais ingredientes a farinha de trigo integral e sementes de linhaça.
100 gramas do Pão Shape tem cerca de 240 calorias e 14 gramas de hidratos de carbono. Podes encontrá-lo facilmente nas grandes superfícies comerciais.

3) Pão Sporty
Já aqui escrevi sobre o Pão Sporty. Tem uma boa quantidade de proteína e é pobre em gorduras. Nos seus ingredientes podemos encontrar sementes de linhaça, de girassol e flocos de aveia. 100 gramas do Pão Sporty tem cerca de 230 calorias. Vê aqui o post completo sobre o Pão Sporty. Este compro no Pingo Doce.

4) Pão Coração
Não podia faltar um pão português na lista. Feito com farinha de trigo, centeio e aveia, tem um elevado teor de fibra e ómega 3. Por 100 gramas de pão temos 270 calorias e um alto valor nutricional.

5) Pão Thins da Bimbo
Este é um dos meus favoritos pelo seu sabor. É ideal para fazer sandes, apesar das suas fatias serem muito fininhas. Cada embalagem traz 6 pães redondos e é composto por 8 cereais. 100 gramas do pão Thins tem 230 calorias.

6) Pão Fibra Sabugueiro
O Pão Fibra Sabugueiro é o menos calórico da lista. Tem apenas 125 calorias por 100 gramas de pão. Feito com flocos de aveia, cevada, sementes de sésamo e sementes de linhaça girassol, este pão é pobre em gordura – apenas 1,57 gramas por 100gr – e em açúcar – apenas 2,2 gramas por 100 gramas. É um dos pães que mais emagrecer no mercado.


Já que falamos de pão, deixo ainda uma receita de pão de banana que fiz à uns tempos. Tem nutrientes essenciais e é rico em proteína.  Vê a receita no vídeo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=duRfFcPlSRo&w=560&h=315]
Com moderação, o pão é um excelente alimento e quando feita a escolha acertada dá-te energia prolongada.

Falta dizer que quando comeres pão deves ter atenção ao que colocas como recheio. Manteiga de amendoim, queijo fresco light ou fiambre de peito de frango são boas opções. A manteiga podes deixar de fora 🙂

Bons treinos e boas dietas!

 

4 Replies to “O melhor pão para emagrecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *