Olá!
Hoje vamos falar de um tema que vem do outro lado do atlântico: beef jerky, que é como quem diz, “carne seca” ou “carne desidratada”.

Já conhecia à algum tempo este beef jerky – carne desidratada mas nunca tinha experimentado por falta de oportunidade. Conheci esta carne seca porque vejo imensos youtubers a falar dela como uma boa fonte de proteína, ideal para comer entre as refeições. Pois este fim de semana por coincidência passei por uma prateleira de hipermercado cheia deste beef jerky. Parei para ver os sabores disponíveis, ler o rótulo e acabei por comprar para experimentar.

Beef Jerky – carne desidratada

O beef jerky é isso mesmo, carne de vaca desidratada ou carne seca, há até quem lhe chame carne fumada. E agora perguntam: carne seca em saco? Sim, repara, por cá existem os figos ou ameixas secas, nos Estados Unidos existe a carne seca. É uma questão cultural.
Existem várias opções, com vários sabores. Desde o sabor beef jerky de churrasco, beef jerky com mel, beef jerky picante, beef jerky teriyaki, etc… Fico com a ideia que são sabores fortes. Provei o beef jerky de churrasco e mel.

Beef jerky e a proteína

O beef jerky – carne desidratada – é conhecido no mercado fitness pelo seu valor proteico. Aliás na própria embalagem destacam bem a alta condição proteica do beek jerky – – carne desidratada – com uma chamada de atenção para o “Hight Protein” e ainda para o “No Artifical Ingredients” (rico em proteína e sem ingredientes artificiais). Por cada 100gr de beef jerky temos 34gr de proteína animal. É um valor muito bom para quem procura o desenvolvimento muscular.

beef jerky - carne desidratada
Beef jerky – carne desidratada. Embalagem da Wild West sabor churrasco e mel

Embalagem do beef jerky – carne desidratada

Uma das coisas que o beef jerk tem de bom é a sua comodidade. É pegar no saquinho, colocar na mochila e levar. Cada embalagem vem com 40gr de beef jerky – carne desidratada – que dá para um snack rápido e proteico.
Toma cuidado que no interior da embalagem vem um quadro anti-humidade que serve para manter a carne seca em condições. Não é para comer! 😉

Beef Jerky - carne desidratada
Quadradinho de beef jerky – carne desidratada
Beef Jerky - carne desidratada
Cuidado! Este quadrado azul e branco não é para comer 😉

Valores nutricionais do beef jerky – carne desidratada

Da proteína já falámos. De resto digo já que não é assim tão saudável quanto isso. Tem açúcar a mais – pelo menos nesta versão de churrasco e mel que escolhi – e é um pouco calórico para o volume alimentar que é. Não quer isto dizer que por vezes não possa entrar na alimentação como um snack alternativo. É essa mesmo a ideia do Beef Jerky – carne desidratada: é para comer de vez em quando e não todos os dias.
Temos a declaração nutricional do beef jerky – carne desidratada por 100gr:

  • 300 calorias
  • 4.8gr gorduras
  • 1.6gr gorduras saturadas
  • 29.9gr hidratos de carbono
  • 24.8gr açúcares
  • 0.5gr fibra
  • 34.2 proteína
  • 2.7 sal
Beef jerky - carne desidratada. declaração nutricional
Beef jerky – carne desidratada. Declaração nutricional por 100gr de produto

Ingredientes do beef jerky – carne desidratada

A lista ainda é grande e é composta por carne, várias especiarias e alguns concentrados. Podes ver na imagem todos os ingredientes deste beef jerky – carne desidratada.

Beef jerky - carne desidratada. Ingredientes
Beef jerky – carne desidratada. Ingredientes do produto

Preço do beef jerky – carne desidratada

3,49€ cada embalagem. Não é propriamente barato e também sei que existem outros snacks mais saudáveis e igualmente ricos em proteína. Iogurte Skyr, iogurte grego ou barras proteicas são outras sugestões.

Onde comprar o beef jerky – carne desidratada

Comprei no Jumbo porque calhou. Não fui propriamente à procura do beef jerky.
A PROZIS também tem uma boa variedade de beef jerky – carne desidratada e em promoção. Clica aqui e usa o código PRATOFIT10 e tem um desconto da minha parte 😉

Sabor e textura do beef jerk – carne desidratada

Primeiro estranha-se e depois entranha-se. Mas deixo já o aviso que é altamente viciante, ao género de batata frita de pacote mas em bom. É impossível comer só um quadradinho de beef  jerky – carne desidratada. A carne é um pouco rija, com um travo a picante e com um sabor intenso a especiarias. Cheira-se assim que abres a embalagem. Tens que provar!

Por hoje foi tudo, prova e depois diz-me algo.
Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *