Olá!
Para este fim de semana tinha em mente fazer um bolo com aveia e maçã mas a verdade é que o Lidl anda a pregar-me partidas e desde da semana passada que não têm aveia à venda. Parece que está esgotada em todo o lado pois não sou o único a queixar-me. E como não tive tempo de ir a outro supermercado, fiquei-me por aqui. Ora bem, com falta de aveia decidi revirar a despensa à procura de um ingrediente alternativo para fazer este bolo proteico de maçã e canela. E não é que encontrei?

Alternativa e ingredientes

Este bolo é uma boa alternativa aos bolos normais, carregados de açúcares e cremes duvidosos. Por ser feito com ingredientes de qualidade e sobretudo com hidratos de carbono de complexos, ou seja, de absorção lenta, é uma excelente opção para o pequeno-almoço ou lanche da tarde. Quando comes alimentos integrais pela manhã ficas mais saciado e não corres o risco de ter ataques de fome às 11h00.

Farinha para pão integral

Queria fazer este bolo com aveia triturada, mas como não tinha avancei com uma farinha integral da marca Nacional. Sempre que escolheres farinha tenta escolher a integral pois é nutricionalmente mais rica que a branca. É muito raro usar farinhas nas minhas receitas, tão raro que já nem me lembrava que tinha este pacote cá por casa. Esta farinha, juntamente com as maçãs, vão ser a nossa principal fonte de hidratos nesta receita. Quanto à proteína, temos os ovos e a proteína whey para proteinizar ainda mais este bolo de maçã e canela.

bolo proteico de mação e canela farinha
Esta foi a farinha que usei nesta receita

Vamos à receita de bolo proteico de maçã e canela!

Tempo de preparação desta receita de bolo proteico de maçã e canela:

20 minutos

Grau de dificuldade desta receita deste bolo proteico de maçã e canela:

Fácil

Para esta receita de bolo proteico de maçã e canela vais precisar:

  • 2 maçãs cortadas em cubos e com casca
  • Sumo de 1/2 limão
  • 1 colher de sobremesa de mel
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 2 ovos
  • 1 colher de sobremesa de extracto de baunilha
  • 4 colheres de sopa de farinha integral
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 30gr de proteína whey sabor baunilha. Usa o meu código PRATOFIT10 no 4º passo da encomenda para teres desconto nesta proteína!
  • 80ml de água fria
  • 1 pau de canela
  • 1 punhado de muesli

    bolo proteico de maçã e canela ingredientes
    Ingredientes usados nesta receita. Clica na imagem e usa o meu código PRATOFIT10 para teres 10% de desconto na proteína!

Como fazer esta receita de bolo proteico de maçã e canela:

1º passo: pré-aquece o forno a 180ºC. Coloca num processador 1 maçã e meia, o sumo de limão, o mel, a canela, os ovos, a baunilha, a farinha, o fermento, a proteína whey e a água. Tritura tudo até obteres uma mistura homogénea.

2º passo: passa esta massa para uma forma e coloca por cima o resto da maçã. Coloca o pau no meio do bolo e polvilha o muesli. Leva agora ao forno por 20 minutos. Vai controlando e retira quando estiver pronto!

Será este o aspecto final deste bolo proteico

bolo proteico de maçã e canela final
Bolo proteico de maçã e canela. Este será o aspecto final 🙂

Vê aqui o vídeo e aprende a fazer passo a passo este bolo proteico de maçã e canela!

Esta foi a minha receita para este Domingo. Podes também experimentar com outras frutas e até com chocolate negro. Por exemplo, podes substituir a maçã por banana ou pêra. Quando ao chocolate negro, podes partir um pedacinhos e substitui-lo pelo muesli.

Aproveita e vê o meu post dos 3 Queimadores Rápidos de Gordura.

Espero que gostes. Vai passando por aqui para mais receitas fit.
Bons treinos e boas dietas!

One Reply to “Bolo Proteico de Maçã e Canela”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *