Olá!
O Inverno está aí e a chuva parece não dar tréguas. A juntar a isso, o stress, as complicações diárias e o cansaço em geral podem gerar uma diminuição nos nossos níveis energéticos. E quando isso acontece, deixamos de ter vontade de treinar, de comer certinho e acabamos desmotivados. Para que isso não aconteça – ou para que aconteça com menos frequência – recorro a alguns alimentos que dão-me energia. Mas não penses que é uma energia do género super-herói. Explico tudo abaixo.

Hidratos de carbono

Há a crença que os hidratos de carbono simples são óptimos para oferecer energia. O que não deixa de ser verdade. Os hidratos de carbono simples dão efectivamente energia, mas é uma energia que dura apenas breves momentos. Comes e passado duas horas já sentes fome. É uma energia fugaz. Ao passo que os hidratos de carbono complexos saciam muito mais tempo e dão energia prolongada. São estes que deves procurar, são esses que costumo comer e são esses que trago hoje 🙂

4 Alimentos Que Como Para Ter Energia

1) Aveia

Começo quase sempre o meu dia com uma taça de flocos de aveia ou muesli. Bastam 60gr para que me sinta saciado durante a manhã e para obter perto de 10gr de fibra mais umas quantas gramas de proteína vegetal. Normalmente junto ainda whey ou umas claras de ovo para proteinizar o pequeno-almoço. Espreita a proteína whey que uso e encomenda com 10% de desconto com o código PRATOFIT10. Vê também as minhas receitas de aveia.

alimentos energia
E começar assim o dia? Bem melhor que as torradinhas com manteiga 😉

 

2) Arroz integral

Essencialmente para o almoço. 100gr de arroz integral – 4 colheres de sopa o que dá +/- 300 calorias – são o suficiente para uma refeição acompanhada de carne ou peixe. Para além da fibra, encontramos 10gr de proteína no arroz integral.

alimentos energia 2
Arroz integral é sempre uma boa opção para o almoço. Não te esqueças do peixe ou carnes brancas com legumes

 

3) Feijão

É o acompanhamento ideal para muitas das minhas refeições. Quando juntas arroz com feijão tens um prato repleto de aminoácidos essenciais o que fornece um boost de energia. Em 100gr de feijão temos cerca de 18gr de proteína.

alimentos energia 3
No tempo da minha avô é que se fazia isto: guardar o feijão seco em frascos

 

4) Pão integral

Já aqui falei muito acerca do pão. Defendido por uns e “odiado” por outros, o pão levanta sempre questões durante a dieta. Na minha opinião acho que quando é bem escolhido até pode ajudar a perder peso. As minhas escolhas receiam no Oroweat ou o Lean Bread da Prozis. Usa o meu código PRATOFIT10 para teres desconto de 10% no pão Lean Bread da Prozis.

alimentos energia 4
Pão integral ao pequeno-almoço é aceitável. Mas evita comê-lo à noite

 

Outros alimentos que dão energia ao meu dia: batata doce, massas integrais, sementes, frutos secos, vegetais/legumes, maçãs e bananas

E suplementos?

Existem vários suplementos que dão uma ajuda neste campo, sobretudo naqueles momentos em que mais precisas. Esses são os casos de pré-treino ou para aqueles dias em que as principais refeições tenham sido mais pobres.

1) Barra proteica

Versátil de transportar e com diversos sabores, estas barras da Prozis tem imensa fibra e proteína. Por ter aveia – o meu 1º alimento da lista acima – cria uma boa sensação de saciedade e dá-te um boost de energia entre as refeições. Uso tanto para pré-treino como para snack.

prozis_whey-protein
Clica na imagem e usa o meu código PRATOFIT10 no 4º passo da encomenda para teres 10% de desconto desta barra proteica

 

2) Big Shot

Definitivamente só para pré-treino, o Big Shot da Prozis é um suplemento com uma fórmula especial indicada para treinos de força mais intensos. Caso levantes pesos ou tenhas uma actividade física de alta intensidade, este suplemento é indicado para ti. Toma 30 minutos antes com 200ml de água para retirares o máximo partido do teu treino.

suplementos energia
Clica na imagem e usa o meu código PRATOFIT10 para teres 10% de desconto neste pré-treino

Se conheces outro alimento que dê energia ao teu dia, partilha comigo através deste formulário.
Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *