Olá!
Sabes aqueles alimentos que pensas que fazem bem e na volta são hipercáloricos e prejudiciais à saúde? Hoje trago 4 desses. A verdade é que muitas das vezes pensamos que estamos no caminho certo até que nos apercebemos que as coisas não são bem assim. Acontece imensas vezes com a alimentação. Há alimentos que são nutritivos e fazem bem, mas apenas em conta e medida. Tudo o que é excessivo pode engordar e fazer precisamente o oposto que queres. Fica atento a estes 4 alimentos fit que engordam.

Alimentos fit que como em excesso

Há alimentos fit que como excessivamente. E quando digo excessivamente, digo todos os dias sem excepção. A aveia é um deles e o muesli também. Depois há os “light” que prometem não ter muitas calorias mas quando vemos os rótulos apanhamos uma surpresa. Os molhos light para saladas são um exemplo disso mesmo. Volta não volta lá estou eu a encharcar a alface com eles.
Outro exemplo é a fruta. Não tem mal comer 2 a 3 peças de fruta por dia, mas mais do isso já não recomendo. A fruta tem frutose, que é o açúcar próprio da fruta, e quando ingerido em excesso pode dar mau resultado.  😉

O problema é que todos nós procuramos formulas mágicas e queremos acreditar que estes alimentos por serem bons, não fazem mal. Mas fazem, quando consumidos em excesso.

Vamos aos 4 alimentos fit que engordam

1) Bolachas de água e sal

Por ser mais seca e leve há quem pense que não irá engordar. Afinal não tem chocolate, nem sequer recheio nenhum! Mas não deixa de ser um snack constituído maioritariamente por farinha branca e sal. Estas bolachas de água e sal são hidratos de carbono puros, tal e qual o pão branco. Por isso toca a deixá-las de lado.

Se gostas mesmo de bolachas podes espreitar a minha receita de Bolachas de Chocolate e Nozes ou encomenda com 10% de desconto umas Oreo Saudáveis com o meu código PRATOFIT10

bolachas de agua
Não te deixes enganar por estas bolachinhas

 

2) Molhos light

Falo daqueles molhos à venda nos supermercados. Sobretudo daqueles para as saladas, que dão uma textura mais cremosa à alface e que prometem não engordar. Como disse acima, eu próprio consumo disto e feitas as contas adiciona umas 100 a 200 calorias à refeição sem necessidade nenhuma. Como substituição podemos utilizar sumo de limão ou de laranja; ou até ervas aromáticas para dar mais sabor às saladas.

No que toca a molhos para panquecas ou papas de aveia, espreita este Syrup de Chocolate que tem 0% de açúcar

molhos
Como sugestão podes substituir os molhos para saladas por iogurte grego light

 

3) Frutos secos

Um punhado por dia e nada mais. Esta é a regra que devemos seguir mas por vezes também exagero. Um punhado ao pequeno-almoço, mais uns quantos a meio da manhã e às vezes até à noite. É demasiado e bem sei. Não esquecer que os frutos secos são ricos em gorduras, por isso cuidado. Uma das maneiras para dar a volta a este problema dos excessos é distribuir esse punhado – que é mais ou menos 30 gramas de frutos secos – por duas refeições.

nozes
Nozes, amendôas, cajus ou avelãs são boas sugestões de frutos secos 😀

 

4) Adoçante

Nunca usei. Bebo café sem açúcar e sem adoçante. De vez em quando coloco um pouco de mel nas minhas receitas mas nada mais. O adoçante parece inofensivo mas se consumido em excesso pode não fazer o efeito desejado.

Procura stevia – podes ler aqui o que escrevi sobre stevia – que é uma boa alternativa aos adoçantes de supermercado e encomenda com 10% de desconto usando o código PRATOFIT10 aqui

Sweetener
O adoçante é uma boa solução para quem procura perder peso. Mas não exageres. Como alternativa viável podes utilizar stevia

 

Estes foram os meus 4 alimentos fit que podem enganar durante a dieta.
Se usas algum deves, tem cuidado e não exageres.

Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *