Olá!
A Primavera está aí (mas não parece) e o Verão caminha a passos largos para cá. Com o bom tempo a chegar começam as dietas mais estranhas e os truques mas manhosos que existem para se perder alguns quilinhos acumulados no Inverno. São nestas alturas que os hidratos de carbono brancos – pão, massa e batata – começam a ficar de lado. E um dos substitutos dos hidratos brancos que podemos dar mais uso é a batata doce. Para mim a batata doce é um acompanhamento de sempre! Não é apenas no pré-Verão que a devemos comer.

Mas a verdade é que é nesta altura do ano que vejo cada vez mais pessoas a encher o prato com verduras e…. batata doce. Porque será?

Batata Doce Para Dar Energia

Se treinas regularmente e se pretendes perder gordura e ganhar massa muscular a batata doce é uma óptima aliada. A maior parte das dietas corta nos hidratos, mas estes são responsáveis por fornecer energia. Uma dieta sem hidratos de carbono não quer dizer que seja melhor ou mais rápida. Aliás, uma dieta sem hidratos não é fácil de manter. Pessoalmente uso a batata doce e a aveia como principais fontes de hidratos e de energia. É essencial que não retirares a batata doce da tua dieta e outros hidratos semelhantes.

Vou explicar porquê!

batata doce emagrece exemplo
A batata doce pode ser óptima para emagrecer. E olha que bom aspecto que tem!

Emagrecer com Batata Doce

A batata doce é um hidrato de baixo índice glicêmico, ou seja, a energia que proporciona é libertada gradualmente no nosso organismo. Desta maneira aumenta a sensação de saciedade é terás menos fomes nas horas seguintes. Resultado: emagreces mais rapidamente.
Ao contrário de outros hidratos, da batata branca e das massas, por exemplo, a energia que fornecem é imediata, ou seja, não saciam tanto e terás fome nas próximas 2-3 horas. A batata doce é:

– Rica em vitamina A
– Alto teor de cálcio
– Fonte de vitamina C
– Fonte de fósforo
– Fonte de potássio
– Fornece mais energia que a batata branca

Batata Doce Com ou Sem Casca?

A velha questão da casca vem sempre à baila cada vez que falo em batata doce. Há quem tire a casca, há quem a mantenha. Eu gosto de comer a casca porque é nela que encontramos grande parte dos nutrientes da batata doce. Já os nossos pais nos diziam para comer a fruta com casca “porque é lá que estão as vitaminas”. E é que tinham razão!
Se comeres a casca lava ao máximo a batata doce para te livrares da terra e das raízes. É importante também que a cozinhes muito bem.

Panqueca de Batata Doce

Já que estamos a falar de batata doce vou aproveitar para deixar aqui uma receita de panqueca de batata doce. É muito fácil!

Para esta receita de batata doce vais precisar:

  • 2 ovos
  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de sobremesa de canela
  • 150gr de batata doce cozida
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco

Como fazer esta receita de batata doce:

1º passo: junta os ovos, a clara, a canela e as batata doce cozida num liquidificador e tritura tudo.

2º passo: leva uma frigideira anti-aderente com óleo de coco a lume médio. Quando derreter coloca a massa do 1º passo. Assim que borbulhar vira do outro lado por mais 2 minutos. Como toppings a gosto ou fruta. Está pronto!

panqueca batata doce emagrece
Panquecas ao pequeno-almoço. Já estás a ver, não é? 😉

Este foi o meu artigo para hoje.
Espreita também o artigo de como fazer a melhor batata doce. Vais adorar!

Bons treinos e boas dietas.

One Reply to “Porque é Que a Batata Doce Emagrece”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *