Olá!
Sabes aqueles dias em que sentimo-nos sem energia? Muitas das vezes pensamos que dormimos pouco ou que andamos com mais trabalho e que o cansaço vem daí. Mas não. A alimentação também determina (e de que maneira) a tua energia diária. Se te alimentares bem, não só terás mais saúde como também terás mais força física e mentalmente. Quando o organismo tem à sua disposição os nutrientes suficientes para manter e melhorar o seu funcionamento, o teu desempenho melhora significativamente e os dias parecem mais fáceis 😉 Por isso é necessário que cortes com os alimentos que roubam energia e que privilegies o que providenciam-na.

Bebe bastante água, consome bastantes verduras e boas fontes de proteínas. Evita o que não interessa 😉

A Energia e os Alimentos Processados

Os alimentos processados para além de engordarem fazem com que fiquemos viciados neles. Não é ao acaso que quanto mais comemos McDonalds, mais queremos comer. Podes até acreditar que quanto mais os comeres mais energia terás mas isso não acontece na realidade. Parece que ficamos com uma sensação de vazio e com fome na mesma. O resultado é um desastre nutricional, uma energia fictícia e uns quilinhos a mais.

3 Alimentos Que Roubam Energia

Alimento 1) Cereais

Evitas os chocolates, os bolos e as sobremesas doces. E para compensar compras aqueles cereais da moda que pensas que são saudáveis. Mas a grande maioria não é. Cheios de xarope de milho, frutose, açúcar e corantes até dizer “chega”, os cereais matinais roubam energia porque têm na sua base hidratos de carbono de absorção rápida. Considera antes flocos de aveia para o pequeno-almoço e aproveita e vê aqui a minha receita de Papas de Aveia com Claras de Ovo deste fim de semana 😉

Dica: não escolhas cereais com bonecada na embalagem. São esses que normalmente estão carregados de açúcar para “viciar” as crianças

3 alimentos que roubam energia - cereais
Cuidado com os cereais. Se tiverem bonecos na caixa, pior ainda 😉

Alimento 2) Pão Branco

Pão, massas ou arroz branco tem tudo a mesma base dos hidratos de carbono simples. O glúten presente no pão é altamente viciante e se parece que ficas satisfeito com uma torrada pela manhã, enganas-te e bem. O pão branco tem um índice glicémico alto e poucas fibras, quase nada se aproveita dele. E para piorar o cenário aposto que colocas manteiga ou fiambre de porco como recheio.
No que toca a energia, o teu corpo vai gastar rapidamente as calorias que são fornecidas pelo pão branco, pelo que voltarás a ter fome num ápice.

Troca o pão branco pelo escuro. Bolas de mistura ou o Lean Bread são boas opções. Encontra-o aqui

3 alimentos que roubam energia - pão
Eu também gosto do pãozinho. Mas não é deste. É do mais escuro 😉

Alimento 3) Cafeína em Excesso

Os cafés e alguns chás são estimulantes que ajudam a criar e a manter energia. O pior é que o excesso de cafeína pode traduzir-se em noites mal dormidas. Evita bebê-lo no período final de tarde/início da noite, caso contrário no dia seguinte poderás sofrer de falta de energia, e em consequência beber mais cafés. Pessoalmente bebo 2 a 3 chávenas por dia. Tento controlar ao máximo mas às vezes exagero.

Queres café com desconto? Espreita o meu artigo aqui

3 alimentos que roubam energia - café
Às vezes também abuso no café. Mas tento controlar ao máximo

Alimentos Que Promovem a Energia

A lista é extensa mais deves apostar nos hidratos de carbono complexos, como por exemplo, cereais integrais, batata doce ou arroz integral. São estes que promovem energia constante e prolongada.
Os alimentos ricos em ferro, como o feijão, também são uma boa opção para ganhar energia e evitar quebras. Junta arroz integral com umas colheres de sopa de feijão e peito de frango e terás uma refeição super energética. Ah, e junta-lhe umas verduras.

Por fim, é de extrema importância que bebas muita água para que o organismo esteja sempre hidratado e não hajam quebras de energia.

Se consomes estes 3 alimentos que roubam energia, começa por substitui-los e remove-os definitivamente da tua alimentação.
Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *