Olá!
Hoje trago croquetes… croquetes?! Mas que história é essa? Salgadinho em dieta? Não pode! Ai pode, pode… Com esta receita que trago hoje vais poder matar saudades de um croquete 🙂 Cheios de gordura, fritos e com não sei quantas calorias, os croquetes do café mais próximo são um dos maiores inimigos da perda de peso e dos ganhos musculares. Mas também são os mais apetecidos, sobretudo à hora do lanche. Mas calma, é possível convertê-los a uma versão (muito) mais saudável sem perder sabor. E é isso mesmo que trago hoje: croquetes de atum e batata doce à boa maneira fit. Vamos a isto!

Vamos substituir “produtos maus” por outros mais saudáveis. Já vais perceber melhor

Atum e Batata Doce

É uma dupla que costumo comer bastantes vezes. O atum é rico em proteína e super versátil e pratico. Costumo comprar as latas de 85gr no Lidl e são autênticas salva-vidas nas horas em que não temos grandes alternativas para o almoço ou jantar. Mas toma nota: tem que ser a versão ao natural – há quem chame “em água”. Nada de em óleo ou em azeite.
Quanto à batata doce, já aqui falei dela milhares de vezes. É um dos alimentos mais consumidor no mundo fitness pelo seu baixo índice glicêmico, o que ajuda a emagrecer e a ganhar massa muscular. Vê aqui artigo em que falei sobre isso.

As Substituições

É nas pequenas alterações que estão os ganhos. Em vez de pão ralado, vamos usar farelo de aveia; em vez de carne picada, vamos usar atum ao natural; em vez de óleo de fritura, mas utilizar óleo de coco; e por ai fora…

Com um pouco de imaginação conseguimos reverter uma receita calórica numa saudável

Vamos à Receita de Croquetes de Atum com Batata Doce

Tempo de Preparação desta Receita de Croquetes de Atum com Batata Doce:

35 minutos

Grau de Dificuldades desta Receita de Croquetes de Atum com Batata Doce:

Fácil

Para Fazeres esta Receita de Croquetes de Atum com Batata Doce Vais Precisar:

  • 1 Lata de atum em água de 150gr
  • 90ml Água
  • 1 Tomate médio
  • 30gr Flocos de aveia
  • 1/2 Batata doce cozida
  • Óleo de coco qb
  • 1 Ovo
  • Farelo de aveia para panar

Como Fazer esta Receita de Croquetes de Atum com Batata Doce:

1º passo: num triturador junta o tomate, a água, a batata doce e os flocos de aveia e tritura tudo. Leva uma frigideira anti-aderente ao lume e coloca óleo de coco suficiente para fritar o preparado anterior. Junta agora o atum à frigideira e mistura com ajuda de uma colher de pau durante 4-5 minutos em lume médio.

croquetes de atum e batata doce - ingredientes
Flocos de aveia, batata doce e tomate triturados na frigideira. Junta o atum e vai misturando

2º passo: molda os croquetes, podem ser em bolinhas ou cilindros, grandes ou pequenos, como preferires. Coloca agora num prato o ovo já mexido e noutro prato o farelo de aveia para panar.

3º passo: passa os croquetes pelo ovo e depois pelo farelo. Leva ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos ou até ficarem semi-rijos. Vai controlando porque o tempo de cozedura depende do tamanho das bolas ou cilindros. Estão prontos!

croquetes de atum e batata doce - forno
Vai agora ao forno por 20 minutos a 180ºC
croquetes de atum e batata doce - 1
Cá estão eles: croquetes de atum e batata doce. Bom apetite 😀

Podes também substituir o tomate por courgette ou outro vegetal que faça sentido e acrescentar umas pingas de limão para um sabor mais intenso. Ah, a batata doce vai com casca 😉

Espero que gostes desta receita.
Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *