A proteína é o nutriente que ajuda a queimar gordura e a construir massa muscular. É essencial que consumas – dizem os especialistas – pelo menos 1.5X do teu peso corporal de proteína diária para que consigas ganhar músculo. Mas nem sempre é fácil chegar a esse número. Vejamos, se pesas 60Kg, precisas de consumir 90gr de proteína por dia (60kgX1.5 = 90gr).

Existem imensos alimentos que nos proporcionam proteína de qualidade. As carnes e os peixes brancos são bons exemplos disso. Mas nem sempre há tempo para os cozinhar :/ e é aí que começa a desgraça.

As Boas Fontes de Proteína

As carnes brancas e os peixes são excelentes fontes de proteína. Se forem grelhados, cozidos ou salteados melhor ainda. Evita ao máximo fritá-los em óleo de fritura – nunca é demais relembrar – pois perdem as suas qualidades e acabam encharcados de gorduras más. O problema deste tipo de proteína é que temos que a cozinhá-la e nem sempre temos tempo ou disposição para isso. A pensar nisso, hoje trago 8 fontes rápidas de proteína que podes considerar.

8 Fontes Rápidas de Proteína

1) Queijo Quark

Podemos encontrar queijo quark em praticamente todos os hiper e supermercados. Rico em proteína e pobre em calorias, é um snack preferencial para noite pois tem caseína – um tipo de proteína de absorção lenta. Para dar gosto podes adicionar um pouco de cacau magro ou fruta a gosto.

fontes rápidas de proteína - quark
Quark com frutos vermelhos. Um dos meus snacks preferidos 🙂

2) Proteína Whey

Um dos suplementos mais vendidos no mundo que ajuda na constituição muscular. É para ser consumida preferencialmente depois do treino, pois é de absorção rápida. Basta juntar 20gr-25gr (1 scoop) de proteína whey com um pouco de água e tens o pós-treino ideal. De chocolate a morango, existem imensos sabores. aqui a proteína que uso.

fontes rápidas de proteina - whey
Cá está ela: Proteína Whey para depois do treino. Clica na imagem e usa PRATOFIT10 para ganhares 10% de desconto!

3) Carne Seca – Beef Jerky

Antes de dizeres que não gostas ou que é isto e aquilo, tens que experimentar. Esta carne seca traz 70gr de proteína por cada 100gr de produto. Não precisas de confeccionar nada. Basta abrir a embalagem e consumir directamente. aqui mais informações e lê os comentários!

fontes rápidas de proteína - beef
Beef Jerky é um snack com um alto teor proteico. Clica na imagem e usa o meu código PRATOFIT10 no 4º passo da encomenda para teres 10% de desconto 😀

4) Leite Magro

Amado por uns, odiado por outros, o leite traz sempre discussão à baila. A verdade é que é um alimento rico em proteína, aliás a própria whey é retirada do soro de leite por algum motivo. Escolhe sempre a versão “magro” ou “desnatado”,  que reduz drasticamente as gorduras más da bebida.

fontes rápidas de proteína - leite
Substitui o quark pelo leite magro e faz um batido com amoras e morangos. O resultado está à vista!

5) Claras de Ovo

Aqui tens que as confeccionar mas há um truque que gostaria de partilhar contigo para tornar tudo mais fácil. Se comprares claras pasteurizadas – de pacote – podes colocar 180gr numa tigela e levar durante 3 minutos ao microondas. Ficas com 15gr de proteína! Nada mau para o lanche 😉

claras de ovo
Sem necessidade de separar as claras da gema! Clica na imagem e usa o código PRATOFIT10 para encomendares estas claras com desconto!

6) Fiambre de Frango ou Peru

Não há nada mais fácil. Abrir a embalagem e colocar uns fatias num pão integral. O problema é que precisas de muitas fatias para chegar a uma boa quantidade de proteína. Se juntares mais uma fatias de queijo light ou requeijão, elevas a parada 😉

fontes rápidas de proteina - fiambre
Quanto mais escuro, melhor o pão 😉

7) Barras Proteicas

Fáceis de transportar e baratas, as barras proteicas são o salva-vidas de muitos dos meus lanches. Existem de imensos sabores e para além de ficarmos saciados, preenchem as necessidades proteicas. Espreita aqui mais informações e descobre os vários sabores.

fontes rápidas de proteina - barras proteicas
Com um alto teor de proteína e de fibra, estas barras proteicas são de tirar o chapéu. Clica na imagem e usa o código PRATOFIT10 ganhares o desconto!

8) Atum ao Natural

O atum ao natural – ou em água – é uma óptima fonte de proteína. Para além de dar excelentes sandes se juntarmos uma folha de alface e maionese light, podemos também o considerar para o almoço ou jantar com massa integral a acompanhar 😉

fontes rápidas de proteina - atum
Já comia uma destas 😉

Estas foram as minhas 8 fontes rápidas de proteína. Da próxima vez que não tenha tempo para grandes refeições, escolhe uma delas e adequa-a à tua disponibilidade.

Bons treinos e boas dietas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *