A proteína é o nutriente que ajuda a queimar gordura e a construir massa muscular.
É essencial que consumas – dizem os especialistas – pelo menos 1.5X do teu peso corporal de proteína diária para que consigas ganhar músculo.
Mas nem sempre é fácil chegar a esse número. Vejamos, se pesas 60Kg, precisas de consumir 90gr de proteína por dia (60kgX1.5 = 90gr).
Existem imensos alimentos que nos proporcionam proteína de qualidade. As carnes e os peixes brancos são bons exemplos disso. Mas nem sempre há tempo para os cozinhar :/ e é aí que começa a desgraça.
As Boas Fontes de Proteína
As carnes brancas e os peixes são excelentes fontes de proteína.
Se forem grelhados, cozidos ou salteados melhor ainda. Evita ao máximo fritá-los em óleo de fritura – nunca é demais relembrar – pois perdem as suas qualidades e acabam encharcados de gorduras más.
O problema deste tipo de proteína é que temos que a cozinhá-la e nem sempre temos tempo ou disposição para isso…
A pensar nisso, hoje trago 8 fontes rápidas de proteína que podes considerar.
8 Fontes Rápidas de Proteína
1) Queijo Quark
Podemos encontrar queijo quark em praticamente todos os hiper e supermercados. Rico em proteína e pobre em calorias, é um snack preferencial para noite pois tem caseína – um tipo de proteína de absorção lenta.
Para dar gosto podes adicionar um pouco de cacau magro ou fruta a gosto.
2) Proteína Whey
Um dos suplementos mais vendidos no mundo que ajuda na constituição muscular. É para ser consumida preferencialmente depois do treino, pois é de absorção rápida.
Basta juntar 20gr-25gr (1 scoop) de proteína whey com um pouco de água e tens o pós-treino ideal. De chocolate a morango, existem imensos sabores. Vê aqui a proteína que uso.
3) Carne Seca – Beef Jerky
Antes de dizeres que não gostas ou que é isto e aquilo, tens que experimentar.
Esta carne seca traz 70gr de proteína por cada 100gr de produto. Não precisas de confeccionar nada. Basta abrir a embalagem e consumir directamente. Vê aqui mais informações e lê os comentários!
4) Leite Magro
Amado por uns, odiado por outros, o leite traz sempre discussão à baila. A verdade é que é um alimento rico em proteína, aliás a própria whey é retirada do soro de leite por algum motivo.
Escolhe sempre a versão “magro” ou “desnatado”, que reduz drasticamente as gorduras más da bebida.
5) Claras de Ovo
Aqui tens que as confeccionar mas há um truque que gostaria de partilhar contigo para tornar tudo mais fácil. Se comprares claras pasteurizadas – de pacote – podes colocar 180gr numa tigela e levar durante 3 minutos ao microondas.
Ficas com 15gr de proteína! Nada mau para o lanche 😉
6) Fiambre de Frango ou Peru
Não há nada mais fácil. Abrir a embalagem e colocar uns fatias num pão integral. O problema é que precisas de muitas fatias para chegar a uma boa quantidade de proteína.
Se juntares mais uma fatias de queijo light ou requeijão, elevas a parada 😉
7) Barras Proteicas
Fáceis de transportar e baratas, as barras proteicas são o salva-vidas de muitos dos meus lanches. Existem de imensos sabores e para além de ficarmos saciados, preenchem as necessidades proteicas.
Espreita aqui mais informações e descobre os vários sabores.
8) Atum ao Natural
O atum ao natural – ou em água – é uma óptima fonte de proteína. Para além de dar excelentes sandes se juntarmos uma folha de alface e maionese light, podemos também o considerar para o almoço ou jantar com massa integral a acompanhar 😉
Estas foram as minhas 8 fontes rápidas de proteína. Da próxima vez que não tenha tempo para grandes refeições, escolhe uma delas e adequa-a à tua disponibilidade.
Bons treinos e boas dietas!
Luís
Olá Luís. Com muito gosto tenho seguido o teu blog de que gosto muito. Tenho 1,83cm 89kg, 44 anos e um pouco de barriga Já perdi alguma, pois deixei de beber vinho tinto que gosto muito às refeições. Eliminei quase por completo os hidratos à noite, e antes de me ir deitar deixei de encher a barriga com coisas que faziam mal. Tenho sorte porque o meu trabalho permite-me andar de um lado para o outro, e vou gastando o que como. Pratico BTT e ciclismo (amador), corro, caminho, etc. O meu problema é que mal como, passado pouco tempo já tenho fome! Vou “enganando” o estômago com água ou chá que passei a beber mais. Mas continuo a ter o mesmo peso! Mas também não engordei mais! (Pesava 92kg faz hoje um mês) O que estará a falhar aqui? Cumprimentos, e continua a dar essas dicas
Olá, Francisco.
Obrigado pelo teu comentário!
Vou enviar-te um email com informação detalhada daquilo que poderás fazer para continuares a perder peso.
Até já.