Olá!
Ando à uns tempos para partilhar convosco uma das maneiras mais simples e mais saborosas de fazer batata doce. Para quem não sabe a batata doce é um dos melhores hidratos de carbono para quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. Ao contrário da batata branca, a batata doce não provoca picos de insulina e em consequência não engorda. Só esta simples troca, da batata branca pela batata doce, gera resultados muito bons e visíveis.

Apesar disso é importante que consideres a batata doce como um hidrato, logo se for consumido em exagero pode engorda. Tudo com peso e medida 🙂

Outra Vez Batata Doce?

Sim! Não enjoo de batata batata e consigo comer 5 a 7 vezes por semana – costumo alternar com arroz integral, outro dos meus hidratos de eleição. Mas calma, não como batata doce cozinhada sempre da mesma forma 😉

Umas vezes são cozidas, outras assadas no forno, em palitos, em metades, com ou sem recheio e até em panquecas… uuuufa. É muita batata doce! A ideia é ires variando o modo como a cozinhas para que pareça sempre “diferente”.

Um das melhores maneira de fazer batata é no forno. E seguires a receita que trago hoje vais ficar surpreendido com o sabor!

 

a melhor batata doce no forno 1
Cá está ela: A Melhor Batata Doce no Forno. Tens que provar 😀

Batata Doce no Microondas (Para Quando Estás Sem Tempo)

Muita gente não sabe mais para além do forno e das outras mil e uma maneiras de fazer batata doce, o microondas também é uma opção viável. Este “truque” serve para quando estamos com imensa pressa e queremos uma batata doce rapidamente! Como fazer:

1) Lava a batata doce e seca-a
2) Enrola tipo rebuçado em papel de cozinha
3) Leva ao microondas na potência máxima durante 5-8 minutos

O tempo de “cozedura” pode variar de microondas para microondas. Agora não esperes grande sabor nem textura, mas a ideia no geral é esta: dá para desenrascar quando temos muuuuuito pouco tempo. Tens que experimentar!

Nutrição da Batata Doce

A batata doce é famosíssima no “mundo fit” (não gosto nada desta expressão, mas “prontos”). Não é à toa que os culturistas comem batata doce de manhã à noite: dá energia prolongada e combina na perfeição com peito de frango, a proteína eleita de todos nós 😉

Vou deixar os valores por cada 100gr de batata doce:

  • 86 Calorias
  • 20gr Hidratos de carbono; 4,2gr Açúcar
  • 0,1gr Gorduras
  • 1,6gr Proteína
  • 3gr Fibra

É importante que nunca, mas nunca, frites da batata doce em óleo de fritura. Perde completamente o seu valor nutricional e estranhas um dos melhores hidratos de existem

Batata Doce Com ou Sem Casca?

Este é uma velha discussão. Há quem coma com casca – eu como a batata doce com casca ahahah – e há quem retira-a. É uma questão de gosto, sabor e textura. Mas sabes que é nas casca que está uma parte das vitaminas da batata doce? Não desperdices e se fizer sentido cozinhar e consumir com cascar, melhor!

Na receita de batata doce no forno de hoje não vamos usar a casca da batata 🙁 Fica para próxima

Vamos à Receita da Melhor Batata Doce no Forno!

Tempo de Preparação Desta Receita de Batata Doce no Forno

40 minutos

Grau de Dificuldade Desta Receita de Batata Doce no Forno

Fácil

Para esta Receita de Batata Doce no Forno Vamos Precisar

  • 2 Batatas doces médias
  • 2 Colheres de sopa de azeite extra-virgem
  • 1 Colher de sopa de óleo de coco. Vê aqui um bom óleo de coco e coloca o meu código PRATOFIT10 no 4º passo da encomenda para ganhares 10% de desconto!
  • Orégões qb
  • Tomilho qb
a melhor batata doce no forno óleo de coco
Espreita este óleo de coco e usa o meu código PRATOFIT10 para ganhares 10% de desconto!

Como Fazer Esta Receita de Batata Doce no Forno

1º passo: começa por pré-aquecer o forno a 180ºC. Lava e descasca em palitos a batata doce. Coloca-a agora num taça larga.

2º passo: derrete óleo de coco no microondas e rega a batata doce com este óleo e com o azeite extra virgem. Polvilha de seguida com os orégões e o tomilho. Mistura tudo com as mãos.

3º passo: cobre o tabuleiro do forno com papel de forno e dispõe a batata doce. Leva no forno por 30 minutos. Está pronto!

Vê Aqui o Vídeo da Receita de Batata Doce no Forno:

Esta é uma receita muito fácil de fazer mas que o resultado é surpreendente.
Experimenta também e diz-me alguma coisa.

Bons treinos e boas dietas!

2 Replies to “A Melhor Batata Doce no Forno

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *