Hoje trago ao blog o escândalo alimentar do Milo, uma bebida achocolatada que há cerca de 2 anos deu muito que falar pelas piores razões.
Sabes… várias empresas colocam bonecos nas capas das embalagem dos produtos para atrair os mais pequenos.
O mercado dos cereais matinais é rei nisso mesmo e em cada produto direcionado para crianças podemos encontrar tigres, ursos, pandas e outros desenhos animados.
Mas…
Em tempos houve uma outra estratégia.
Em vez dos habituais bonecos ou animais, as empresas colocavam imagens de desportistas famosos ou de pessoas a praticar desporto, dando a ideia de quem consumia desses produtos tornava-se uma pessoa saudável.
É a mesma coisa do que a Cola-Cola e a felicidade… em praticamente todos os anúncios da Coca-Cola ficamos com a ideia de quem a bebe é feliz. Feliz por beber Coca-Cola…
Mas voltando ao temas dos desportistas nas embalagens…
O Milo da Nestlé era precisamente uma dessas marcas que colocava imagens de desportistas – e de pessoas a praticar desporto – nas suas embalagens.
Essa imagem sugeria que quem bebesse Milo tinha mais energia para praticar desporto e teria mais sucesso no campo do exercício físico e bem-estar, sobretudo entre os mais pequenos.
Ora o que a Nestlé não dizia era que o Milo era feito com 40% de açúcar!
Mesmo ideal para crianças, não é? Nop…
Até porque para uma criança queimar as calorias contidas num só copo de Milo teria que correr cerca de 2 quilómetros!
Tudo isto chamou a atenção dos media e em 2018 rebentou um enorme escândalo em torno do tão famoso Milo da Nestlé.

Milo de 4.5 Para Apenas 1 Estrela
Todos nós temos a ideia de que certezas bebidas achocolatadas são saudáveis.
A maior parte desta indústria gasta milhões de euros em publicidade, publicidade essa que fica “colada” no nosso cérebro… e por causa disso ficamos com a ideia que essas bebidas conferem energia, diversão e que são saudáveis porque contêm algumas vitaminas e minerais.
Uma autêntica lavagem cerebral com manobras atrás de manobras publicitárias…
Mas voltando ao Milo…
A crença no Milo era tanta que em determinados hospitais ofereciam a bebida aos pacientes!
No entanto os consumidores ficaram com a pulga atrás da orelha depois de um vídeo publicado pelo ativista Vishen Lakhiani.
Nesse vídeo, partilhado milhões de vezes pelo Whatapp, Vishen Lakhiani denúnciou o Milo… e fê-lo de uma maneira tão viral que chamou a atenção de toda a gente para a bebida achocolatada.
Por essa altura a pressão para a Nestlé era alta…
Os especialistas em saúde começaram a criticar a empresa por “enganar” os consumidores e fazê-los pensar que a bebida achocolatada era saudável.
Com tanta pressão, a Nestlé não teve hipóteses e viu a avaliação de saúde em relação ao Milo a ser reduzida:
-> A bebida Milo passou de 4.5 para 1 estrela!
Podes ver aqui uma parte do escândalo divulgado por Vishen Lakhiani:
O posicionamento de Lakhiani face ao Milo e a outros produtos do género está bem definido:
“As grandes empresas alimentares não incentivam a que você se sinta mais saudável. Elas incentivam-no a que se sinta doente e que mantenha açúcar no organismo, porque o açúcar deixa-o com mais fome, e assim você continua a comprar essa m*rda venenosa“.
Mas Será o Milo Saudável?
Bom… realmente o Milo pode-se enquadrar no campo “saudável” mas para isso terás que colocar apenas 3 colheres de chá em 200ml de leite magro!
Ora sejamos verdadeiros…
A maioria das pessoas não coloca apenas 3 colheres de chá em 200ml de leite magro… bebe-o numa caneca enorme com 2 ou mais colheres de sopa de Milo… ou pior ainda…
Existem países em que o Milo é adicionado a leite gordo e a leite condensado! Dando o nome de Dinossauro Milo a essa bebida.
Mas quem é que no seu estado perfeito considera isto saudável?
Vê o vídeo abaixo para ficares a perceber melhor do que falo:
Por fim…
Numa porção normal de Milo em pó encontramos cerca de 40% de açúcar. A Nestlé defendeu-se dizendo que isso vem dos ingredientes do leite em pó e da cevada maltada.
Outros Mitos e Mentiras Alimentares
Existem muitos outros mitos caçados por este ativista. Vou deixar aqui mais 4 para que possas ficar atenta:
1) Sumo de Fruta
Somos levados a acreditar que os sumos de fruta são bons para a nossa saúde e que nos ajudam a emagrecer.
Afinal de contas a fruta é saudável e contem bastantes vitaminas.
Contudo o sumo de fruta, não…
A maioria dos sumos de fruta que compramos nos supermercados estão cheios de açúcar, sabores artificiais e contêm apenas uma pequena porção do total de vitaminas.
2) Coca-Cola
Já falei acima sobre a Coca-Cola e volto a referir… isto é do pior para quem quer realmente emagrecer.
A ideia associada à Coca-Cola de felicidade e bem-estar não é verdadeira. A Coca-Cola é sinonimo de diabetes e ganhos de peso!
No passado já desvendei o que acontece quando a bebes…
Recorda o vídeo – O Que Acontece Ao Teu Corpo Depois de Beber Coca-Cola:
3) Açúcar
Outro tema que abordei recentemente no artigo dos 46 nomes de açúcar.
O nosso corpo precisa de açúcar mas não precisa assim tanto quanto isso! Sobretudo das quantidades exageradas que são consumidas nos dias de hoje pela população em geral.
A industria alimentar leva-nos a consumi-lo cada vez mais como se trata-se de um vício…
4) Diet
Estampam a palavra “diet” nos rótulos das embalagem de qualquer produto e toda a gente pensa imediatamente que é saudável.
Mas as coisas não são bem assim…
Os produtos “diet” – especialmente os sumos – prejudicam igualmente biliões de células do nosso intestino e desregulam a sua biologia.
E por hoje é tudo…
Espero que estejas agora mais atenta aos truques e disfarces da industria alimentar e que este artigo te possa ajudar a fazer escolhas mais inteligentes.
Um abraço,
Luís